13 Comentários

Passei a vida toda muito certa de que eu queria ser mãe, até que a pandemia chegou com os dois pés na porta, abalando toda e qualquer certeza que eu tinha na vida e uma delas era justamente essa: será mesmo que quero ser mãe? Decidi comprar o curso da Fe Neute, o Planeje sua vida, e foi o melhor investimento que já fiz, no decorrer do curso pude descobrir quais eram meus valores inegociáveis (eu achava que isso a gente meio que sabia "automaticamente" e eu tava tãaaao errada que só Jesus na causa). Foi aí que ela pediu para refletirmos uma pergunta: do que eu me arrependeria mais? de ter ou de não ter filhos? Uma pergunta simples mas que foi capaz de me guiar nessa decisão de maneira mais consciente, sabe?

Expand full comment
author

Obrigada por comentar e compartilhar sua vivência!! Realmente às vezes precisamos depender de eventos externos pra “justificar” nossas próprias escolhas…

Expand full comment
Abr 10Curtido por Giuliana Giordano

Também tenho a escolha de não ter filhos e falo sobre ela desde que tinha uns 16 anos. As pessoas ficavam tão revoltadas que uma vez já falaram que eu ia acabar com um monte de filho só pra "deixar de ser besta". É uma coisa de doido. Hoje o pessoal já se acostumou e tem até quem diga que é uma opção sensata, já que o mundo está do jeito que está e esse tipo de coisa. Só que eu acho curioso como eu não posso escolher não ser mãe simplesmente por opção, tem que ser porque o externo, de alguma forma, me impede.

Por isso discussões assim são muito necessárias. Eu demorei muito tempo a entender que eu poderia ter essa escolha, e talvez isso ainda seja o caso de muita gente. Muito importante essa edição! Adorei 😊

Expand full comment
Abr 9Curtido por Giuliana Giordano

Meu Deus.. você falou tudo!!.. Eu sempre tive esse pensamento que você disso no começo, nunca me vi sendo mãe.. Mas a sociedade não dá folga, e vire e mexe eu ouço um 'quando você vai ter filho' ou 'você pensa em ter filho' e quando a resposta é 'não' sempre dá uma tela azul na cabeça da pessoa.

Expand full comment
Abr 9Curtido por Giuliana Giordano

Giuliana, muito importante você ter refletido e chegado numa decisão. Pleno século XXI, e as pessoas reduzem nosso papel de mulher a maternidade.

Eu não tive tempo de pensar. Como diz minha avó: escapuliu. Amo minha filha, mas a maternidade é deveras cansativa e vivo em conflito com isso, pois sou mãe solo. E até a rede que eu tenho barganha comigo. Então, é complicado. Quem deve tomar a decisão é sempre a mulher e nunca o suposto "pai" ou outra pessoa, pois no final das contas estamos sozinhas. E até às mulheres casadas, costumam ser mães solo.

Um beijo!

Expand full comment
Abr 8Curtido por Giuliana Giordano

Você escreveu esse texto no momento certo! Eu quando era mais nova pensava que um dia eu casaria e me tornaria mãe, mas quando fiz 18 comecei a pensar se era realmente isso que eu queria, e percebi que eu não tenho vontade nenhuma em ser mãe, e tá tudo bem! Temos que saber respeitar a decisão da outra, minha família me julga muito quando eu falo que não vou ser mãe, talvez eu mude esse pensamento futuramente, acho lindo adotar uma criança e é uma coisa que eu super faria. Mas isso vai da minha escolha, e não penso muito que serei mãe um dia, eu também não me imagino sendo mãe. Fico feliz de ter encontrado alguém que também pensa da mesma forma kkkkk🙌

Expand full comment
Abr 8Curtido por Giuliana Giordano

Que texto corajoso <3 Nós mulheres realmente fazemos MUITAS coisas no automático, e sequer percebemos. Lendo o seu texto, me peguei pensando sobre a minha vontade na maternidade. Continuo achando que desejo ser mãe, mas será que esse desejo veio de mim ou foi colocado em mim? Acho que é um processo que todas nós passamos, e que previlegio se pudermos passar com apoio... infelizmente ainda é um assunto que não se encontra muito suporte por ai, pq "como ousa uma mulher não seguir as regras impostas pelo patriarcado"? Seguimos na luta de podermos ser livres, por completo.

Expand full comment
Abr 8Curtido por Giuliana Giordano

Muito lindo, corajoso e ponderado. Parabéns. ❤️

Expand full comment